quarta-feira, 5 de maio de 2010

Canalizar ou não: qual a solução?

Canalizações, como a do Ribeirão Arrudas em Belo Horizonte, nem sempre são a melhor solução para os cursos d'água nas grandes cidades.

A reportagem que mais relevante que achei das edições 11 e 12 do Manuelzão é a que discuti a cananalização (tanto aberta quanto fechada) dos córregos presentes nas cidades e nas áreas industriais um tema que envolve completamente com o nosso projeto de intervenção no Rio Arrudas.
Com o desenvolvimento da cidade muitos acreditam que a solução seja canalizar, mas isso só esconde o problema, empurrando-o para frente, uma vez que esse processo é caro e inadequado ambientalmente. A canalização, como é feita atualmente, traz muitos erros, pois prioriza a resolução de problemas do sistema viário das ruas e avenidas e não resolve os problemas de poluição ao longo do curso do córrego.
O certo seria o saneamento dos cursos d'água, despoluindo e preservando suas margens, além da valorização de seu curso. Também implementando coleta de lixo, coleta e tratamento do esgoto, planejamento da ocupação e uso do solo, além de uma campanha de educação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário