quarta-feira, 2 de junho de 2010

Inhotim


Sob a indicação dos professores Roberto e Cristiano, acabei por fazer um dos passeios mais agradáveis e instrutivos. Esse passeio foi em Inhotim, um complexo museológico e ambiental cuja visita posso classificar como imperdível. Explicarei o porquê ao longo deste texto.


O Instituto Inhotim, criado em 2005, localiza-se em Brumadinho, a 60 quilômetros de Belo Horizonte (MG) e possui não só um grande acervo de obras de arte contemporânea como também uma esplêndida coleção botânica. Pode-se chegar ao local de carro ou através de um ônibus que sai da rodoviária da capital mineira.

Dentro de um parque ambiental de rara beleza, pode-se visitar um grande número de pavilhões-galerias com arte contemporânea de inestimável valor.



Como informa o site de Inhotim, "a enorme variedade de plantas faz de Inhotim um local onde se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica".



Além dessa fabulosa coleção botânica temos o conjunto das obras de arte, ora dentro das galerias, ora a céu aberto. Possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.



O trabalho de paisagismo é admirável. Fica, inclusive, difícil se decidir se deve estar em contato com a natureza ou com a arte dentro de Inhotim. As inúmeras árvores, flores, frutos e lagos nos convidam à contemplação demorada e relaxada. Nada de pressa por aqui. Por isso, é bom chegar cedo e só sair ao fim da tarde, quando o parque se fecha sob o belo entardecer.




Mais informações: www.inhotim.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário