sexta-feira, 2 de julho de 2010

Resenha: Hertzberger, Jane Jacobs e Vagas Volantes

O número de veículos em ruas só vem aumentando, fazendo com que as metrópoles executem projetos de ajuste viário, como criação de vias expressas, causando grandes pertubações. Os projetos vão na contramão do passado das cidades e isso pode ser percebido claramente na obra de Jane Jacobs, Morte e Vida de Grandes Cidades.
Um fato muito discutido pela autora é a questão da sociedade antiga, que fazia das ruas uma área de lazer, com brincadeiras e conversas, trazendo circulação e vitalidade para aquele lugar, coisa que hoje não se encontra.
Pensando urbanisticamente e arquitetonicamente podemos reverter essa situação. Os carros ocupam um espaço cada vez maior nas ruas. Sendo assim, nada melhor que ocuparmos esses lugares para mostrar outros significados desse espaço.
Foi isso que fizemos. Em minha turma, no último dia 19, cada trio de trabalho mostrou uma visão. O meu particulamente criou um parquinho todo feito de pneus pintados imitando faixas de impedimento (listradas de preto e amarelo).
Uma grande dúvida era a interação das pessoas, principalmnte as crianças. Será que elas, acostumadas aos videogames e computadores, iriam se adaptar? A melhor maneira de resolver essa falta de interação é a partir de uma frase retirada do Lições de Arquitetura, escrito por Hertzberger: "o espaço deve sempre ser articulado para criar lugares, unidade espaciais cujas dimensões e níveis de demarcação possam torná-las capazes de acomodar o padrão de relações dos que võ usá-las". Logo, propusemos que as crianças sintissem-se parte do espaço.
A nossa proposta quis desenvolver um local que retomasse o passado, com ruas livres, alegres e cheias de pessoas, uma vez que hoje encontramos apenas carros e mais carros, que dominam o espaço. Queremos uma área onde cada pessoa possa fazer o que bem entender, com tranquilidade e liberdade.
Apesar de a interação não ter sido satisfatóriamente verificada, nós, arquitetos e urbanistas em formação, não podemos desistir de buscar uma resolução para problemas como esse. Essas ruas, pouco interativas com seus moradores, deveriam se tornar uma extensão de suas casas, de forma a criar um ambiente mais amigável e seguro. Hertzberger, em seu livro, mostra estratégias para a efetivar esse contato. Seguindo essas orientações, fica mais fácil alcançar o ambiente sugerido por Jane Jacobs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário